01/03/2008

Big Ben e London Eye (ou Torre do Relógio e Roda do Infortúnio)

Big Ben não é o nome do relógio, nem da torre, muito menos do prédio inteiro. Nem nome é. Big Ben é o apelido do sino da torre, chamado de The Great Bell, ou O Grande Sino.

Diz-se que o apelido surgiu em homenagem ao Primeiro Comissário de Trabalhos da Inglaterra, Sir Benjamim Hall, que mandou construir o sino em 1856. O homem era grande, alto e pesava 150kg – e o apelido dele, adivinhem? Big Ben.

O sino, que pesa mais de 13 toneladas, fica na Clock Tower, ou Torre do Relógio (o verdadeiro nome da famosa torre). O ponteiro dos minutos tem mais de 4 metros, e o das horas pesa 300kg.

Ouça aqui as badaladas do sino: http://filipeixoto.fileave.com/bigben.ok.wav

**********
Com oito anos de idade e 135m de altura, a London Eye já começa a ser apontada como o principal atrativo turístico de Londres, e esqueceu a onda de azar que precedeu a inauguração.

Construir a maior roda-gigante do mundo foi uma idéia que surgiu no início dos anos 90, em um concurso de um jornal britânico. A intenção era escolher um projeto para marcar a chegada do novo milênio. Mas o jornal acabou com o concurso na metade.

Os dois arquitetos donos da idéia não desistiram, e foram em busca de apoio. Depois de um bom tempo, quando a grande “London Eye” já estava a ponto de virar um carrossel, a maior companhia aérea do Reino Unido, British Airways, decidiu bancar a construção.

O lugar onde construir a “Eye” (como os britânicos chamam) foi outro problema. Onde ela está hoje, não tinha espaço pra construir. Noutro lugar também não ia dar, porque imagina transportar a rodinha. A solução foi construir no Rio Tâmisa, tudo flutuando. (não me peçam detalhes, é maluquice de britânico mesmo).

Depois de pronta, na hora de erguer do rio para a terra, o cabo se rompeu. A essa altura a imprensa daqui já tinha apelidado a nova atração de Roda do Infortúnio.

Pra completar, no dia da inauguração, dia 31 de dezembro de 1999, uma cabine foi interditada por medidas de segurança. Mesmo assim, o então Primeiro Ministro Tony Blair apertou o botão que fez a roda dar a primeira volta, sem passageiros.

E daí, depois de toda essa trabalheira para construir a maior roda-gigante do mundo, eis que o brinquedão acaba de perder o titulo. Com 30m a mais, abriu ao publico hoje, em Cingapura, a Singapore Flyer, com 165m. Temos uma fotinho da Singapore Flyer aqui ao lado, e dá também pra ver imagens ao vivo direto de Cingapura, por este link http://www.singaporeflyer.com.sg/whats_new_const_progs.php

Tem outra roda-gigante que também é maior que a londrina: Estrela de Nanchang (160m), inaugurada em 2006 na China. Mas a inauguração dessa não fez tanto alvoroço como a Singapore Flyer.

Mas como recordista tem vida curta, logo a Singapore Flyer perde o titulo também. A China promete inaugurar em 2009 uma nova roda-gigante, agora com 208m. A coisa vem que...

Sobre o video: foi gravado há poucos dias, quando a London Eye ainda era a maior roda-gigante do mundo, hehe.




PS: Tirei uma foto na London Eye de noite, com minha amiga e colega de profissão Alice Mendes. Fotografo: Guilherme Alves. http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=5816023577601841538&pid=1203728975368&aid=1203702687

Um comentário:

Lélis Espartel disse...

Que afuude!
Mas é grande esse tal de big ben heinhô, eu não imaginava que era taanto. A London Eye eu até pensei que era enormona mesmo, então não me surpreendi muuito.

Detalhe a parte para: "a coisa vem que..." ahueaueahueahe

Báá, mas muito legal ir conhecendo Londres junto contigo, já estou ansioso para próximos posts.