28/03/2008

"Bush is a terrorist"

Este foi um dos brados de um protesto que aconteceu aqui em Londres. Este vídeo era para estar em uma postagem anterior, que deve estar a uns sete palmos abaixo desta. Mas a maquininha de passar vídeos da câmera para o computador resolveu encrencar com essas imagens, e só agora eu consegui fazer a transferência.

O protesto marcou os 5 anos do início da guerra no Iraque, e pediu a retirada das tropas britânicas do país do Oriente Médio. A organização do evento disse que 60 mil pessoas participaram. A policia contou 10 mil.

Aliás, parênteses para falar sobre esses dados divergentes. A gente que trabalha na imprensa sempre se depara com isso. Quando tem uma passeata ou um protesto, é sempre uma dor de cabeça. O número de participantes que a organização do evento é absurdamente maior que o número da policia. A saída é divulgar os dois, cada qual com sua fonte.

Mas eu me pergunto: como que essa gente conta as pessoas? Haja método, atenção e paciência. Eu duvido que um policial fique lá contando o pessoal. Duvido. Eles devem olhar por alto e arriscar um palpite.

Já a organização do evento deve lançar uns dez contadores. No final, junta os números de todos, soma e se deixar acrescenta uns 30% de “estimativa de publico não visto pelos contadores”.

Uma vez um colega sugeriu: “ue, basta fazer a media aritmética”. Se a organização diz 60 mil e a policia 10 mil, publica a media: 35 mil. Como diria o Ancelmo Gois: É. Pode ser.

Um comentário:

Unknown disse...

Os policiais não sabem nem quanto são os Capizares, vão saber quantos tinham protestado... tsc tsc