22/05/2008

Cinco histéricas brasileiras desembarcam em Londres


O Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, apresenta em Londres o espetáculo "Hysteria", que conta a história de cinco mulheres do século 19 que vivem trancadas em manicômios. As apresentações serão de 4 a 14 de junho, no St Bartholomew's Hospital. Detalhe: todas as falas serão em inglês.

Atrizes paulistas viverão personagens britânicas, inspiradas na história de mulheres cariocas, em uma peça que não tem sonoplastia, iluminação e nem mesmo um palco tradicional.

Parece o bastante para enlouquecer o próprio grupo, mas foi em sã consciência que a trupe paulista Grupo XIX de Teatro encarou o desafio de vir para Inglaterra trazer o espetáculo "Hysteria". A peça, em 7 anos, já foi apresentada mais de 400 vezes no Brasil, em Portugal, em Cabo Verde e na França.

O enredo é uma costura de histórias reais de mulheres internadas em hospícios do Rio de Janeiro durante o século 19.
- As mulheres da nossa peça existiram, a gente se baseou nas fichas médicas. Para as apresentações aqui na Inglaterra vamos fazer um jogo, como se as personagens fossem uma turma de pacientes inglesas que estivesse chegando ao Brasil - conta o diretor Luís Fernando Marques.

O grupo vem à convite do Barbican Centre, mas como a apresentação da peça precisa ser num espaço histórico, longe dos palcos, o local escolhido foi o Great Hall do St Bartholomew's Hospital. Durante a apresentação, a platéia masculina assiste de longe e as mulheres ficam no centro da cena, entre as atrizes, e são convidadas a interagir.

- Tem gente que tem medo de participar, mas em 7 anos nunca tivemos uma reação negativa. O próprio silêncio é uma resposta. Tem pessoas que quando vêem a peça se sentem ainda presas ao século 19. A gente põe o shortinho, mas os valores seguem lá do saião - conta Luís.

Como um dos pontos-chave do espetáculo é a interatividade com o público, o grupo decidiu fazer todos os diálogos em inglês. As atrizes ganharam uma bolsa do British Council e estão estudando a língua inglesa no Brasil. Ajuda bem-vinda para não amarelar em cena por aqui.

Programe-se

O que: espetáculo "Hysteria", do Grupo XIX de Teatro (SP)
Quando: de 4 a 14 de junho (não haverá apresentação no domingo, dia 8, e na quarta-feira, dia 11)
Horário: 7:45h
Onde: Great Hall do St Bartholomew's Hospital (West Smithfield, London, EC1A 7BE)
Metrô: Barbican
Ingresso: £12
Informações: 0845 120 7550 ou http://www.barbican.org.uk/

Um comentário:

Unknown disse...

Eu não tinha muito o que comentar aqui, mas jáá que tu não posta mais nada néé Gordolão. Comento.