03/05/2008

O último retrato

Depois de muito discutir, pensar, repensar, queimar os neurônios, decidimos qual vai ser o título da capa da edição de maio da Revista Brasil.net: "O último retrato".

O prazo estava em cima, porque semana que vem a revista começa a circular. Definir a concepção da capa - que vai ter a foto acima - não foi fácil, porque o tema é a morte. E nunca é fácil falar de morte.


Acho que foi por isso que demorou tanto pra se definir como ficaria a capa. A reportagem é sobre uma exposição que está acontecendo aqui em Londres de um fotógrafo que fez retratos de doentes terminais pouco antes deles morrerem e depois da morte (exemplo abaixo). As fotos são acompanhadas de depoimentos das pessoas. Bem chocante.







A morte é, sem dúvida um tabu, pelo menos pra sociedade ocidental. Tanto que ficamos matutando como abordar o tema sem reforçar esse tabu, mas também sem deixar tudo leve demais, porque não é.


Estampar na capa uma das fotos, apesar de parecer ser a solução mais coerente, não foi a nossa decisão. Ficaria muito forte a imagem gigante de alguém morrendo ou já morto na capa de uma revista que vai ficar circulando por 30 dias na casa das pessoas.


Pensamos em fazer recortes de partes dos rostos, mas seria pior ainda. Pensamos em fazer um fundo todo preto sem imagem, mas desistimos.

Foi aí que, hoje, tivemos um insight. O fotógrafo fez retratos da morte, então vamos colocar um retrato da morte em si - que seria a imagem icônica dela. Aquele ser de capuz preto.

Daí para a Morte do filme "O Sétimo Selo" de Ingman Bergamn foi um pulo. Então o título passou a ser o problema. Já bastava a foto com clima sombrio, então era melhor evitar a palavra morte ou expressões relacionadas. Imagina uma capa escura, com a imagem da morte e um título tipo "A caminho do fim" ou "À beira da morte". Definitivamente não dá, ninguém pegaria a revista pra ler. Foi então que veio a idéia do "O último retrato". Passa exatamente o que o fotógrafo fez, de uma forma simples, sincera e sem reforçar a idéia de morte. A exposição nada mais é que o retrato da última fase da vida dessas pessoas.


Bem, agora é arregaçar as mangas para finalizar a revista, porque a gráfica está à espera, e os leitores também.

Nenhum comentário: