04/05/2008

Borboleta: o inseto que venceu na vida

A borboleta é um inseto que se deu bem, pelo menos no quesito aparência. Ela é o destaque da família, nem parece ser prima da barata, da mosca, do percevejo e outros seres nojentos.

O colorido bichinho é o tema da exposição “Amazing Butterflies”, que está no National History Museum até o dia 17 de agosto.

A exibição traz borboletas tropicais vindas da América Central, América do Sul, Sudeste Asiático, Oceania e outras regiões. Todas elas estão vivendo em uma grande estufa que imita o clima tropical, no jardim do National History Museum. É lá que o publico se encontra com as borboletas, voando, vivinhas da silva.

A estética da exibição é voltada ao publico infantil. Antes da exposição, é preciso passar por um labirinto com brincadeiras e jogos para a garotada.

Depois que entram na estufa, os pequenos não estão nem ai para os avisos “Não tente pegar a borboleta”. Os dedos pequenos e gordinhos se oferecem com insistência como repouso às borboletas. Quando alguma aceita o convite ou pousa voluntariamente, mal se houve a respiração da criança. O corpo fica imóvel, contando os segundos de intimidade com o bichinho.

As proezas dos filhos são assistidas pelos pais, que parecem chamar bem menos a atenção das borboletas, seja por falta de empatia, seja por que a maioria dos pais viram cabides, carregando os casacos e blusões dos filhos acalorados por causa do clima da estufa.

Aos entusiasmados em visitar a exposição, três dicas. Não menospreze o labirinto infantil, um adulto pode facilmente se perder (digo por experiência própria). Segunda dica: para aumentar as chances das borboletas pousarem em você, vá com uma roupa bem colorida. E a ultima dica: não coloque por baixo do seu blusão, jaqueta ou moleton aquela camiseta velha e rasgada. Por causa do calor, é provável que seja esse o modelito que você vai estar vestindo durante sua visita.

Para visitar o site da exposição, clique aqui.

Nenhum comentário: